quinta-feira, 24 de julho de 2008

Plantas exóticas: Pinus

Publico esta matéria, que saiu no dia 23 no site da AL-SC, na íntegra pois acredito que ações como a do Deputado Pedro Baldissera devem ser divulgadas e incentivadas.

Padre Pedro propõe ação imediata para barrar pinus

Depois de denunciar, em junho, na tribuna da Assembléia, o plantio indiscriminado de pinus no Meio Oeste de Santa Catarina – que ocupa mais de 50% do território de alguns municípios da região –, o deputado Padre Pedro Baldissera (PT) se disse "estarrecido" com o conteúdo de matéria publicada pelo jornal “Notícias do Dia”, que destaca a "invasão" do pinus em Florianópolis.

A reportagem, assinada pelo jornalista Luiz Eduardo Schmitt, destaca alerta do biólogo da Fundação do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram), Franciso Antônio da Silva Filho.

Na avaliação de Silva, "a situação está fora de controle". "É um caso que merece reflexão aqui na Ilha de Santa Catarina, e que confirma as denúncias que fizemos em outras regiões. É estarrecedor e preocupante ver que até aqui essa 'praga' atinge a Mata Atlântica", disse o parlamentar.

Para Padre Pedro, o debate em torno do Código Ambiental de Santa Catarina precisa levar em conta ações imediatas que barrem o plantio indiscriminado do pinus.

O deputado acredita que é preciso ouvir especialistas de universidades e institutos públicos, e, a partir de um estudo aprofundado, avaliar como restringir as áreas cobertas com pinus. "Já realizamos um debate prévio, com a participação de biólogos e engenheiros, e até agora observamos que a medida mais acertada é estabelecer uma limitação clara, na lei, impedindo que áreas imensas sejam tomadas por pinus", disse.

"Minha preocupação é com o que ocorrerá na Ilha, um ecossistema já castigado, daqui há 30 ou 50 anos, e com o que ocorrerá no Meio Oeste e no Norte do Estado daqui a menos tempo.

Precisamos, com urgência, pensar formas restritivas de manejo do pinus", complementou."Cultura da morte" O parlamentar reproduziu trechos da reportagem do jornal “Notícias do Dia”, principalmente os depoimentos do pescador Josué Gomes, que chegou a afirmar que a própria pesca na Lagoa da Conceição é prejudicada pela resina que sai da planta.

"É uma atitude tão desesperada que em dado momento ele afirma que, caso sejam autorizados, os próprios moradores derrubariam de graça todos os pinus. Além disso, ele afirma que os moradores chegam a realizar queimadas para tentar derrubar essa vegetação", relatou.

Padre Pedro afirmou que aguarda "com ansiedade" o texto do Código Ambiental de Santa Catarina, apresentado pelo Governo do Estado, para averiguar que tipo de medida refere-se ao cultivo de espécies exóticas no Estado.

Fonte:
Cássio Turra
Assessoria de Imprensa
Deputado Padre Pedro Baldissera (PT)
(48) 3221-2726 ou 9947-2049
www.padrepedro.com.br

PRESERVAR SEMPRE!

Um comentário:

  1. sou do curso tecnico de meio ambiente no CEFET e estou buscando especies que estao presentes aqui em florianópolis e qe sao exoticas e invasoras, se voce tiver alguma lista por favor me passe obrigada meu email eh mary.borges88@gmail.com

    obrigada e parabens pelo blog!

    ResponderExcluir

Participe, colabore, seja ativo!!! Com respeito e com a verdade!