sexta-feira, 28 de março de 2008

Ameaça ao Parque Estadual da Serra do Tabuleiro

O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro é a maior Unidade de Conservação (UC) de Santa Catarina, ele ocupa mais de 1% do estado e nove municípios possuem território dentro do Parque, são eles: Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, São Bonifácio, São Martinha, Imarui, Paulo Lopes, Garopaba, Palhoça e Florianópolis.

O Parque protege cinco dos seis ecossistemas existentes no estado.Um deles é a restinga, que é a vegetação que nasce sobre a areia de praia, conhecida como Baixada do Maciambu fica na planicie costeira do sul de Palhoça.

Esta área sobre uma grande pressão imobiliaria, nos ultímos anos houveram várias iniciativas para desanexação desta Baixada da área do Parque, por parte de empresários, com apoio da prefeitura de Palhoça e governo do estado. Porém este é um ecossistema riquissimo em biodiversidade, na restinga do Parque existem espécies ameaçadas de extinção como Lontra, Jacaré-do-papo-amarelo, Gato-do-mato-pequeno, dentre outros.

Por isso pedimos a ajuda da população para que se manifestem em apoio a preservação deste ecossistema tão ameçado. Pois no Brasil não existem mais áreas protegidas de restinga, o ser humano já habitou e destroiu quase que todo este ecossistema.

Votem ao lado, manifestem-se, façam cada um a sua parte!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, colabore, seja ativo!!! Com respeito e com a verdade!