sexta-feira, 14 de março de 2008

Planejamento, Reflexão e Meio Ambiente: Uma Forma de Virar o Jogo

Apesar da existência de leis ambientais rígidas, do fortalecimento dos movimentos ambientais, da maior conscientização da população em relação às questões ambientais, quando nos deparamos com a temporada de verão e um número crescente de turistas, notamos que o planejamento em infra-estrutura nas praias localizadas na baixada do Maciambu não acompanhou tal crescimento.

Com isso, verificamos a sobrecarga dos sistemas de abastecimento de água, energia e tratamento de resíduos e esgotos e demais equipamentos fundamentais para o bom atendimento da população.

Este cenário deixa claro que quando o princípio fundamental é apenas o lucro, tende-se a deixar em segundo plano a análise dos impactos negativos e a preocupação com o equilíbrio dos recursos naturais. Desta forma, quando há o colapso dos sistemas, a situação se torna insustentável.

A admiração que sentimos ao olhar nossas praias, trilhas, nossas maravilhas naturais preservadas, se torna um sentimento de inquietude e reflexão, ao vê-las se degradando. Daí a necessidade de mudar nossa forma de pensar o mundo por uma concepção sustentável, mais organizada e planejada sobre o uso dos recursos naturais e a relação com a natureza.

A participação ativa e conjunta da comunidade na elaboração dos planos diretores, na idealização de projetos que melhorem as condições ambientais local, bem como nos movimentos em prol da manutenção das áreas naturais protegidas, é uma boa forma de fazer a sua parte. Portanto seja ativo, valorize e preserve o lugar que você vive!

Durante a temporada de verão foi lançado um Movimento para Conservação da Zona Costeira do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, participe deixando seu voto.

Texto de autoria de Flora Neves, Halis Carla M. de Sá e Tiago Juruá, com ajuda da equipe do Centro de Visitantes do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.

Um comentário:

  1. É!pessoal, a natureza é nossa maior riqueza, fico feliz em saber que existem pessoas conscientes, vamos proteger o meio ambiente.
    "Um simples ato de juntar um papel de bala no chão, é grandioso perante a natureza".


    Deyvid.Tubarão-SC

    ResponderExcluir

Participe, colabore, seja ativo!!! Com respeito e com a verdade!