Tenho visto absurdos acontecerem na área ambiental, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) aos montes, empresas nacional e multinacionais se instalando por toda a parte, para extração de fosfato, carvão, produção de biodiesel, fábricas de cerâmica, enfim.
Ok, até aí tudo bem, mas onde estas empresas estão se posicionando é o que tem me preocupado.
Muitas delas estão escolhendo o interior do estado, em áreas rurais para crescerem e se desenvolverem. Isso é claro as custas de, mão-de-obra e matéria prima barata, impostos rurais que custão menos e causando sérios riscos à APPs. (VEJA NO LIVRO CONAMA O QUE SÃO APPs, página 83)
E sem apresentarem a sociedade os estudos que a legislação ambiental exige para que sejam liberadas as instalação dessas empresas.
Qualquer empresa ou projeto para poder acontecer ele deve ter um Estudo de Impactos Ambientais, o EIA, que vai se informar sobre que área esta empresa vai se colocar, que matéria-prima vai utilizar e de onde ela vem, este estudo serve para proteção e preservação do ambiente e para garantir um crescimento e desenvolvimento econômico sustentável.
Porém muitas dessas empresas estão se negando a fazer estes estudo e apresentarem os Relatórios de Impactos Ambientais, RIMA, que refletem todas as conclusões apresentadas no EIA. Ou então, o que é pior, estão apresentado relatórios mau feitos e que acabam sendo licenciados pelos orgão “competentes”.
Por isso, deixo vários links de matérias sobre o assunto e um abaixo assinado contra a instalação de seis hidrelétricas na bacia hidrográfica do Rio Cubatão (Município de Águas Mornas e Santo Amaro da Imperatriz) e peço que nos sensibilizemos pelo nosso estado e façamos algo ou no mínimo nos mantenhamos informados do que está acontecendo.
- Abaixo assinado contra a instalação de seis hidrelétricas na Bácia do Rio Cubatão
- Estudo sobre a redelimitação do Parque da Serra do Tabuleiro
- Ambiente da região sul de Santa Catarina vai continuar sendo destruído pelos "Senhores do Carvão"
- Órgãos públicos de SC liberam projeto carbonífero em APA com Mata Atlântica (Título da Ambientejá)
- Como obter licença ambiental pras obras do PAC
PRESERVAR SEMPRE!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe, colabore, seja ativo!!! Com respeito e com a verdade!