quarta-feira, 16 de abril de 2008

Poção e os seus desequilíbrios ambientais













A cachoeira do Poção mostrada na postagem anterior é um lugar aparentemente bem preservado como pudemos observar, mas por onde vemos que o ser humano passa, ele deixa suas pegadas.

Lá não é diferente, pois é natural que elas existam. O que não é natural, é que essas pegadas causem um desequilíbrio no ambiente.

Um exemplo são as espécies de plantas exóticas que encontramos na trilha, como o Pinnus ellioti (pinheiro americano), que com o tempo vai tomando o espaço de espécies nativas, dando início a uma monocultura, que causa um risco à biodiversidade, pois muitas espécies nativas podem de desaparecer deste lugar.

Mas estas plantas exótica só se adaptam em ambientes que já foram degradados anteriormente, elas não conseguem tomar o lugar de uma floresta primária.

Mais um indício de que a ação humana deve ser cautelosa quando se refere à natureza, pois qualquer pequeno ato, como trazer uma linda planta exótica para um lugar onde não é o seu de origem, pode desencadear um grande desequilíbrio ambiental.

Na cachoeira do Córrego também já podemos perceber esgoto sendo jogado. Ele saí de uma casa que fica no início da trilha, por isso o lugar onde as pessoas se banham não é afetado. Mas de qualquer forma, o que importa é que a água suja é jogada na cachoeira causando prováveis impactos sobre espécies da fauna e da flora local.
Outro triste vestígio do homem, que podemos perceber, são as marcas de queimadas, que acontecem não se sabe se intencionalmente ou não. Que causam um efeito nocimo sobre o solo, que sofre com a perda de muitos minerais, levando à uma série de problemas como: as chuvas ácidas, o efeito estufa, isso sem falar de várias plantas e animais que acabam morrendo.

Por isso vamos sempre pensar bem antes de fazer uma trilha, lembrando da nossa Conduta Consciente em Ambientes Naturais. PRESERVAR SEMPRE!

Fotos: Flora Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, colabore, seja ativo!!! Com respeito e com a verdade!