terça-feira, 22 de março de 2011

A água é nossa!


 Por Flora Neves
Dia Mundial da Água, esse líquido tão essencial ao corpo humano está nas células, nos vasos sangüíneos e nos tecidos de sustentação. Nosso organismo necessita de água para o seu bom funcionamento. Em média, um homem tem aproximadamente 47 litros de água em seu corpo. Diariamente, devemos repor cerca de 2 litros e meio de água.

Uma forma concreta de prestar uma homenagem à água é parando para refletir sobre nossos hábitos, a forma como utilizamos, descartamos e preservamos este recurso natural. E buscar incentivar em nossos bairros a implantação de projetos de conservação de mananciais, de saneamento e de restauração de matas ciliares de nascentes e rios.


Segundo a Declaração Universal dos Direitos da Água:
“Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada 
nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.”
Florianópolis tem muitas cachoeiras e a população sequer conhece e desfruta desse bem, a não ser quando utilizam a água que chega pelas torneiras. E uma forma de se preservar é conhecendo àquilo que é nosso. A cachoeira do Córrego Grande é exemplo, esse manancial estava em perigo a algum tempo, sendo anunciada a sua venda em um site de uma imobiliária de São Paulo, porém com a ajuda de moradores que defendem esse patrimônio, que faz parte do Parque Municipal do Maciço da Costeira, esse manancial agora está a salvo, eles fizeram uma denúncia e foi verificado que essa venda era ilegal e imediatamente os órgãos ambientais intervirão e solicitaram que fosse retirado o anúncio do site. Quem não conhece, vale um passeio para prestigiar essa cachoeira que é conhecida como Poção, a trilha é curta e de fácil acesso e, é claro a dica é manter o respeito ao ambiente natural visitado.
          Outro bem que a região da Grande Florianópolis possui e que muitos desconhecem ou nunca desfrutaram é a 2ª melhor água com fins terapêuticos do mundo. A localidade de Santo Amaro da Imperatriz é conhecida como o Verde Vale das Termas e é a primeira estância hidromineral do país, ou seja, o primeiro lugar onde foi descoberto fontes de águas ricas em substâncias minerais.
Em Santa Catarina as águas termais chegam a ser captadas da fonte com uma temperatura em torno de 40°C. As águas termais são consideradas terapêuticas e recomendadas para o tratamento do aparelho digestivo, reumatismo, doenças na pele, sistema nervoso, hidratação, entre outros. Além dos potenciais medicinais a água também é atrativo ecoturísitico, o que movimenta pessoas do mundo todo.
        Então não só no dia 22 de março, mas todos os dias do ano busque beber muita água e respeitar os recursos naturais que a natureza nos oferece, não só a água, mas o ar, os alimentos e a terra, eles são a nossa garantia de sobrevivência!

Fonte: "Revista Sementes: plantando consciência sobre as Unidades de conservação, edição Parque Estadual da Serra do Tabuleiro".

Lembre-se: PRESERVAR SEMPRE, PELA VIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, colabore, seja ativo!!! Com respeito e com a verdade!