domingo, 7 de junho de 2009

O que comemorar no DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE?

Uma ótima dica de leitura! E que realmente compartilho dessa opinião quanto ao que está acontecendo com o Brasil em relação as questões ambientais!

CARTA ABERTA À SOCIEDADE BRASILEIRA

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE - O QUE COMEMORAR?

O Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho, foi instituído em 1972. O Brasil ampliou a idéia e decretou a primeira semana de junho como a Semana Nacional do Meio Ambiente, com o objetivo de sensibilizar a sociedade brasileira para uma reflexão a
respeito dos problemas ambientais. Entretanto, em 2009, temos pouco a celebrar diante do cenári caótico da política ambiental brasileira.

Os servidores do Ministério do Meio Ambiente - MMA, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Ibama e do Instituto Chico Mendes
de Conservação d Biodiversidade vão a público, em momento tão significativo, denunciar ações de depredação do nosso Patrimônio Natural, em benefício de poucos.

Na busca de desenvolvimento econômico a qualquer preço e atendendo grupos de grandes produtores rurais, o Governo Federal e o Congresso Nacional promovem alterações drásticas na legislação ambiental federal, sem uma ampla discussão com a sociedade.

A proposta mais gritante é a alteração do Código Florestal, com a redução de percentuais de conservação obrigatória (Reserva Legal) na Amazônia e a aceitação de compensação de reservas e danos ambientais em Unidades da Federação e bacias
hidrografias distintos do local em que houve o dano ambiental, além da permissão de reflorestamento com espécies exóticas (não-nativas brasileiras), inclusive nas margens de rios, o que seria um erro irreversível na proteção da biodiversidade brasileira.

Outra medida recém-aprovada na Câmara dos Deputados permite o processo de regularização fundiária de terras públicas na Amazônia. A maior parcela dessas terras
está nas mãos de médios e grandes agropecuaristas. Ao contrário do que se veicula, tal
medida não beneficiaria as camadas mais carentes formada por pequenos produtores familiares que, segundo dados do Incra, detêm apenas 11,5% da área a ser regularizada.
Some-se ainda que a nova lei deixa posseiros e grileiros no mesmo patamar, o que significa dar "anistia" para quem sempre destruiu a floresta.

Os problemas se avolumam com a fragilidade dos órgãos públicos do seto ambiental federal, que sofrem com falta de pessoal, de recursos e de infra-estrutura, sendo que boa parte do escritórios do Ibama e das Unidades de Conservação vive em completo abandono.

Como exemplos de desinteresse institucional por parte do Governo, servidores não recebem qualquer gratificação por serem lotados em locais remotos e de baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), por fazerem fiscalização ou por se especializarem, como ocorre em outras carreiras do Executivo.

O processo de reestruturação da Carreira de Especialista em Meio Ambiente está travado desde 2005; a gestão de pessoal é precária e não há um programa de capacitação. Todo esse cenário desestimula os servidores, que na primeira chance abandonam a Carreira, o que prova a evasão no Ibama e no MMA ultrapassar 30% em menos de 3 anos.

Enfim, enquanto o mundo busca formas de crescimento sustentáveis, com alteração de matriz energética, recuperação de áreas degradadas e mudança no padrão de desenvolvimento, o Brasil, conhecido por ser modelo de legislação ambiental, dá claras evidências de retrocesso na sua política.

Servidores clamam para que a sociedade vigie as ações tomadas pelos principais atores
públicos: crescimento sim, mas com planejamento responsável e respeito ao meio ambiente. A utilização responsável dos recursos naturais guarda ótimas oportunidades de desenvolvimento para o país!

Brasília, 1º de junho de 2009.

Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente e do PECMA - Plano Especial de Carreira de Meio Ambiente

PRESERVAR SEMPRE, PELA VIDA!

4 comentários:

  1. Flora é triste, nem material de educação ambiental para esclarecer os problemas a população e fazerem com que atuem na melhoria da qualidade de vida, por saberem importância do meio ambiente em suas vidas não nos é enviado sendo que existem muitos, o lance é não informar, para termos mais analfabetos funcionais e deixar as coisas como estão... boa para alguns!!!!
    Vamos em frente!!!!

    ResponderExcluir
  2. Dani,

    Realmente é isso que vc falou mesmo! Acho que não há o interesse de informar mesmo! Mas muitas vezes tbm é a falta de organização e estrutura pra isso! Lembrando por exemplo que a FATMA é formada por profissionais concursados, sei de muitos que querem fazer as coisas lá. Porém não é dada as condições necessárias para que eles façam o trabalho deles. E lembrando que o presidente desta instituição é cargo comissionado, indicado pelo governador e pau mandado! Aí está o problema. Mas é claro que não é uma visão geral. Acontece sim, a falta de vontade e a má índole de muitos deles!

    Mas quanto ao material, tem alguma coisa específica que você precisa? Sei lá eu estando aqui posso tentar conseguir! Tbm tenho alguns materiais.

    Abraço querida,

    ResponderExcluir
  3. Olá Flora Neves, como vai?
    Foi bom encontrar seu blog. Eu também sou um futuro jornalista ambiental. Adicionei sua página na minha. Ia seguir seu blog, mas vi o recurso em sua página. Grande abraço e bom trabalho.
    http://aspectoecologico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Flora, viu a publicação de hoje no DC?

    Justiça decide nesta quarta-feira sobre área do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.

    http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a2638949.xml

    A situação continua indefinida... estamos de olho! bjo.

    ResponderExcluir

Participe, colabore, seja ativo!!! Com respeito e com a verdade!